Tópicos relacionados a códigos VBA, gravação de macros, etc.
Por juniiorgodoy 13 Jan 2019 às 03:11
Membro Novato
Reputação: 0
Bom dia pessoal!

Estou com uma dúvida bem grande, e vou tentar explicar o máximo possível para ver se alguém pode me ajudar.

Estou desenvolvendo uma planilha "complexa" para cadastrar clientes, e lançar vendas dos produtos que a minha esposa vende.
A intenção dessa planilha é controlar tudo que é vendido, para fazer filtros posteriores e saber quanto foi vendido em tal mês, e etc. e principalmente, fazer o controle das vendas à prazo.

Pois bem, criei um menu, com botões com hiperlink que me levam para outras planilhas do meu arquivo. Criei uma planilha para cadastrar o cliente, que alimenta através de uma macro VBA uma tabela em um BD (outra planilha), criei uma planilha onde eu lanço a venda, que alimenta (também através de macro) uma outra tabela em um BD (planilha Rel_Vendas), entre outras planilhas necessárias.

Pois bem, agora vem a minha dúvida:
Eu identifico a venda como à prazo através da subtração do valor total da venda - valor recebido, e no caso não zere a conta, identifico a coluna PTGO como N, e se quitar a conta, identifico como S.

Na planilha de recebimento, eu utilizei um SOMASE e somei todo o valor pendente à ser recebido do cliente X (que é selecionado no momento do recebimento).

Agora eu preciso que o valor constante como recebido, seja abatido das vendas que estão com valores em aberto (da mais antiga, para a mais recente).
No caso do exemplo, seria:

Valor Recebido: R$ 100,00
Venda 0004: R$ 10,00 (sobra R$ 90,00 para abater em outras vendas)
Venda 0005: R$ 10,00 (sobra R$ 80,00 para abater em outras vendas)
Venda 0007: R$ 5,00 (Parcial que restava para quitar a venda) (sobra R$ 75,00 para abater em outras vendas)
Venda 0008: R$ 30,00 (sobra R$ 45,00 para abater em outras vendas)

E assim por diante, até zerar o valor recebido (pode acontecer, por exemplo, algum caso que o valor recebido seja inferior ao total que o cliente deve, e ainda sobrar algumas vendas para serem recebidas posteriormente.

Sei que é bem complicado, mas alguém poderia me ajudar?

Obs: O arquivo anexo é um recorte somente de 2 planilhas do meu arquivo original, para ficar mais claro e mais fácil a compreensão do problema que se dá somente nesse "módulo".

Obrigado!
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.