Dúvidas sobre cálculos, funções simples e aninhadas, fórmulas matriciais, etc.
Por leandro2005 18 Jan 2017 às 23:36
Membro Novato
Reputação: 0
[url][/url]Ola, gostaria de saber como eu posso copiar e colar cedulas com intervalo de linha e colunas de 90 em 90, assim com o exemplo na tabela
Imagem
Aguardo a contribuição dos universitarios, para resolver este problema
Por mdiego 19 Jan 2017 às 00:48
Membro 5 Estrelas
Reputação: 173
Boa noite,

Se você colar igual está aí no seu exemplo vai dá certo. A partir da coluna M4 -
=INDIRETO("Lançamentos!E"&ESCOLHER(SE(COL()<=13;1;2);10+LIN($A3);10+(COL(A1)*90+LIN($A3))))

Sds,
Por leandro2005 19 Jan 2017 às 22:34
Membro Novato
mdiego escreveu:Boa noite,

Se você colar igual está aí no seu exemplo vai dá certo. A partir da coluna M4 -
=INDIRETO("Lançamentos!E"&ESCOLHER(SE(COL()<=13;1;2);10+LIN($A3);10+(COL(A1)*90+LIN($A3))))

Sds,

Boa Noite
Meu Amigo, muito obrigado mesmo, isso é exatamente o que eu procurava, quero te pedir mais um favor, tem como vc detalhar o raciocínio que vc usou para montar essa formula, eu não entendi , preciso fazer isso em muitas outras, cedulas tambem, mas ja de hora quero te agradecer muito :D
Por mdiego 20 Jan 2017 às 23:01
Membro 5 Estrelas
Reputação: 173

Seria a mesma coisa que =Lançamentos!E13
Não precisava desse escolher, mas é que eu queria que ficasse automático uma coisa para você não ter que mudar manualmente. Então você pode excluir do raciocinio de agora.
COL A1 = RETORNAR O VALOR DA COLUNA NO CASO 1
SE FOSSE COL B1 Retonaria coluna 2 e assim por diante.
Então seria a mesma coisa que isso 1*90 = 90 ou se fosse b1 seria 2*90 = 180
LIN A3 retona o valor da linha, no caso 3, porque ela corresponde ao valor 3

Então seria a mesma coisa que isso aqui:

1*90+3 = 93
2*90+3 = 183 e assim por diante...

como o excel não deixa colocar =Lançamentos!E&COL(A1)*90+LIN($A3) - Esse cifrão ($) impede que a referencia ande na horizontal
Então temos que usar o indireto para não perder a referência.
=INDIRETO("Lançamentos!E"&COL(A1)*90+LIN($A3)
Tudo que não irá variar fica dentro das aspas... Como só varia o número então apenas ele fica fica do lado de fora
Esse "&" comercial é para juntar Lançamento!E com o número de referência que está variando conforme você arrasta.

Eu sou um pouco confuso para explicar... Abre uma planilha nova e faz isso só para você entender...
Insira um valor na célula a1
depois coloque na celula a2 e teste a segunda formula

1ª =INDIRETO("PLAN1!A1") --- coloque na célula B3 (Poderia ser qualquer outra célula)
2ª=INDIRETO("PLAN1!A"&COL(A1)) --- COLOQUE NA CÉLULA B2 E ARRASTE ATÉ A C2

Vê se consegue entender... Abraço!
Por leandro2005 25 Jan 2017 às 00:28
Membro Novato
mdiego escreveu:=INDIRETO("Lançamentos!E"&ESCOLHER(SE(COL()<=13;1;2);10+LIN($A3);10+(COL(A1)*90+LIN($A3))))

Seria a mesma coisa que =Lançamentos!E13
Não precisava desse escolher, mas é que eu queria que ficasse automático uma coisa para você não ter que mudar manualmente. Então você pode excluir do raciocinio de agora.
COL A1 = RETORNAR O VALOR DA COLUNA NO CASO 1
SE FOSSE COL B1 Retonaria coluna 2 e assim por diante.
Então seria a mesma coisa que isso 1*90 = 90 ou se fosse b1 seria 2*90 = 180
LIN A3 retona o valor da linha, no caso 3, porque ela corresponde ao valor 3

Então seria a mesma coisa que isso aqui:

1*90+3 = 93
2*90+3 = 183 e assim por diante...

como o excel não deixa colocar =Lançamentos!E&COL(A1)*90+LIN($A3) - Esse cifrão ($) impede que a referencia ande na horizontal
Então temos que usar o indireto para não perder a referência.
=INDIRETO("Lançamentos!E"&COL(A1)*90+LIN($A3)
Tudo que não irá variar fica dentro das aspas... Como só varia o número então apenas ele fica fica do lado de fora
Esse "&" comercial é para juntar Lançamento!E com o número de referência que está variando conforme você arrasta.

Eu sou um pouco confuso para explicar... Abre uma planilha nova e faz isso só para você entender...
Insira um valor na célula a1
depois coloque na celula a2 e teste a segunda formula

1ª =INDIRETO("PLAN1!A1") --- coloque na célula B3 (Poderia ser qualquer outra célula)
2ª=INDIRETO("PLAN1!A"&COL(A1)) --- COLOQUE NA CÉLULA B2 E ARRASTE ATÉ A C2

Vê se consegue entender... Abraço!

Mais uma vez muito obrigado pela atenção, te peço desculpas pela minha ignorância, mas não consegui entender o raciocínio da função, queria te perguntar se eu mandar a minha planilha, você teria condição de ver o que estou fazendo de errado.
Pois como eu te disse eu queria entender o raciocínio pois preciso usar essa formula em outras planilhas, eu vou colocar novamente a for para as linha que eu preciso fazer, eu tentei usar a sua formula em outra mas não deu certo
Imagem
Por DJunqueira 25 Jan 2017 às 11:30
Excel Expert
Reputação: 395
leandro2005, procure anexar sua planilha e não imagens da mesma.
Fica muito mais fácil te ajudar com a planilha disponível e isso nos desobriga do trabalho de redigitar p/ te auxiliar.
Por leandro2005 25 Jan 2017 às 15:39
Membro Novato
DJunqueira escreveu:leandro2005, procure anexar sua planilha e não imagens da mesma.
Fica muito mais fácil te ajudar com a planilha disponível e isso nos desobriga do trabalho de redigitar p/ te auxiliar.

Obrigado meu amigo pela atenção, como eu faço para postar a planilha?

Eu só vi essa maneira de colocar ela

[link removido pelo MODERADOR, foi anexado direto no fórum]
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Por Kledison 25 Jan 2017 às 17:45
Excel Expert
Reputação: 277
Boa tarde,

verifique na imagem como colocar anexo no fórum, clicando no botão +RESPOSTA irá abrir opção de adicionar o anexo, sugiro ler as regras do fórum para verificar quais extensões são aceitas.

https://gurudoexcel.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=4

Imagem

Att
Moderador
Por DJunqueira 26 Jan 2017 às 01:03
Excel Expert
leandro2005 montei uma fórmula p/ vc.

Em cada bloco tem de apontar a fórmula p/ o nome em questão (ex.: Itaquerão).

Só estendi a fórmula até o último nome marcado de marrom.
Por leandro2005 26 Jan 2017 às 17:24
Membro Novato
DJunqueira escreveu:leandro2005 montei uma fórmula p/ vc.

Em cada bloco tem de apontar a fórmula p/ o nome em questão (ex.: Itaquerão).

Só estendi a fórmula até o último nome marcado de marrom.

Ola meu amigo, muito obrigado pela sua ajuda
A formula que vc fez é top, estou escrevendo ela num caderno para entender cada passo

=PROCV($A4;DESLOC(ÍNDICE(Lançamentos!$C:$C;CORRESP($A$2;Lançamentos!$C:$C;0));(COLUNA(A$1)-1)*90;0;15;5);2;0)

Ela faz exatamente o que eu preciso hoje, muito obrigado
Agora não querendo abusar, mas ja busando, a mesma função que voce usou em colunas eu vou precisar dela em linha, vou anexar a planilha
Eu lanço na (OUT 2016) e tem de ir para o (Relatório) nos campos que eu pintei de verde
Por DJunqueira 27 Jan 2017 às 01:03
Excel Expert
Olá leandro2005, q bom q gostou.

Montei a fórmula p/ 1º e 2º turno, mas fortemente não te recomendo insistir na 'horizontalidade' da aba 'out 2016', não é assim q vc deve trabalhar com o Excel! Até pq vc está duplicando sua base de dados.

Transforme sua aba 'Relatorio' numa base de dados e a outra aba numa mascara de entrada e consulta de dados.

Não tente reinventar a roda, dados são armazenados em tabelas! Não em máscaras de entrada.

Não insista em uma aba por mês, acumule tudo em uma tabela, pois é muito mais fácil buscar toda a informação q vc quiser e na ordem q vc quiser desta única fonte de dados. É na aba de Entrada ou Pesquisa q vc seleciona o dia e mês q bem entender e o turno tb.

Transformei sua matriz na aba 'Relatorio' numa tabela nomeada e isso vai te ajudar muito. Tabelas nomeadas tornam as fórmulas mais legíveis por referenciar claramente os intervalos com o nome da coluna, estes intervalos são dinâmicos de tal forma q a adição de n linhas não redundará mais em ter de redimensionar todas as fórmulas. A adição de novas linhas irá carregar a formatação normal e condicional previamente estabelecida assim como as fórmulas. A linha de totalização sempre se deslocará p/ baixo ao adicionar novas linhas. O código de macro p/ manusear tabelas nomeadas é mais enxuto.

P/ criar uma tabela nomeada utilize o botão Formatar como Tabela no menu Página Inicial, não se esqueça de dar um nome curto, único e significativo p/ as tabelas.

Para adicionar uma nova linha em uma tabela nomeada vá até a última célula do canto inferior direito e tecle TAB.