Assuntos que não estiverem relacionados as categorias acima. Se não souber em qual categoria sua mensagem se encaixa, envie aqui.
Por idaalexandra 31 Ago 2017 às 13:21
Membro 1 Estrela
Mensagens: 11
Reputação: 0
#26021
Olá gente que ajuda muito!!!
Preciso de uma mega ajuda. Não sei como fazer isto. Já fiz macros, mas depois não dá certo, porque o que sei e básico, e isto tem muito a ver com inserir e remover linhas e depois se insiro uma em cima de que vou copiar, estrago tudo. Mas são várias coisas. Se ficar confuso avisem que eu tento explicar de outra forma. Vou começar a listar.

Antes de tudo e para que me percebam melhor, vou dar as minhas definições das coisas e dos botões.
Imagem

Imagem2 - Funcionamento dos Botões à Esquerda (gravar, limpar e adicionar Item)
Imagem
IMPORTANTE, e não esta na imagem, no botão gravar, quando copia os dados do orçamento, copia também os itens a orçamentar e o valor de orçamento de cada 1 com uma linha cada 1. Por exemplo neste copiaria Nº 40002, Cliente 70001, 31/08/2017, Cozinha 2581,36€. Se tivesse Roupeiro por exemplo, faria uma nova linha, Nº 40002, Cliente 70001, 31/08/2017, Roupeiro 999,99€. Cada Item tem botões diferentes, campos e linhas diferentes. Todas as linhas têm uma lista pendente. Da folha Listas. A folha Orçamento_Modelo tem todas as opções de Itens. No entanto, quando se começa um novo orçamento, eu quero que ele comece em branco apenas com o ultimo Item: Outro, como na folha Novo_Orçamento.

Imagem3 - Funcionamento dos Botões à Direita (botões dos Itens)
Imagem
Cada botão adiciona um campo com uma linha abaixo por preencher. Se for o campo dos Eletrodomésticos, por exemplo, tem nas linhas as opções da lista Eletrodomésticos, na folha lista. As opções não são fechadas, ou seja, o usuário não precisa de escolher exatamente uma da lista, pode escrever.
Os botões com sinal de menos removem correspondentemente a linha, o campo ou o item onde se encontram. O botão com sinal de mais, adiciona uma linha ao campo.

Imagem4- botão adicionar opção
Imagem
Adiciona linha com texto opcional e com lista pendente de validação de dados, com lista opção da folha listas.

Imagem 5- Termos e Condições
Imagem
Inicialmente os termos gerais dizem apenas:
Os valores apresentados incluem serviço de transporte e montagem
Em caso de aceitação do orçamento apresentado, as nossas condições são as seguintes:
• na adjudicação dos trabalhos, 50%
• com a conclusão dos trabalhos, 50%
Sem mais de momento e esperando que este orçamento seja do v/ inteiro agrado;
Apresentamos os melhores cumprimentos,
Atentamente,
assinatura
Nuno Estevão
Gerência


Os botões do lado acrescentam parágrafos, preços para montagem, cola pur, garantia e campo livre. Ao lado do campo livre tem dois botões, o mais, para adicionar linha, e o menos para remover linha, cada vez que acrescenta uma linha, acrescenta um botão menos. Se so houver uma linha, e carregar no menos, ele remove o campo livre.

No final do Orçamento tem as imagens, com botões para adicionar e remover imagem, e eu quero que ele adicione um campo igualzinho ou remova.

Imagem 6-Soma
Imagem
A soma é feita assim, a soma do valor das linhas é dado nos campos e a soma do valor dos campos é dado nos itens. Não soma o opcional.

No fundo é Isto. Eu não sei se é a melhor ideia, mas queria algo simples. Pensei em fazer um formulário e depois o texto ficar formatado desta forma, talvez ate ficasse mais leve o ficheiro, mas não saberia fazer. Não sei qual a melhor opção, assim ou formulário. De uma forma ou de outra preciso de ajuda. Ficheiro em anexo.

Desde já muito obrigada a todos
Apenas usuários registrados podem ver ou baixar anexos.
Avatar do usuário
Por BokoMoko 18 Out 2017 às 16:58
Membro 1 Estrela
Mensagens: 13
Reputação: 3
#27496
Essa aplicação está realmente muito complexa para ser feita em Excel. Recomendo você pesquisar por PROMOB.

Esse sistema é utilizado para fazer projetos (de vários tipos) e criar orçamentos. a ideia básica é que você tem um cadastro de ítens (peças) e um projetista monta o projeto visualmente ou mesmo analiticamente (digitando os códigos). O sistema mantém os preços atualizados, emite a proposta e por aí vai. É bem barato.